2019 - O ano de deixar o instagram

No início de 2018 eu finalmente apaguei o meu Facebook.

Eu já tinha reclamado do facebook em 2015 (abre em uma nova janela ); na época a preocupação era mais em termos de como eu consumia informação na internet. Eu procurei alternativas ao Facebook que tinha se tornado meu modo de consumir notícias e de passar as notícias a frente.

As preocupações com privacidade começaram quase ao mesmo tempo, posts como esse do Splinter, de 2016 (abre em uma nova janela ) ou esse do Gizmodo, de 2017 (abre em uma nova janela ) mostravam que os algoritmos de recomendação de amigos do Facebook tinham muito mais informação do que eles deixavam transparecer.

Em seguida todo o escândalo da Cambridge Analytica ganhou força, e logo depois, uma montanha de revelações ainda piores e a campanha #DeleteFacebook começou a ganhar força. Um artigo do New York Times fala de como o Facebook lutou contra os escândalos usando de lobbying e de difamação contra outras empresas. (abre em uma nova janela ).

No entanto, uma coisa sempre necessária de lembrar é que o Facebook é dono do Instagram e do Whatsapp. Hoje em dia, já há quem diga que a compra do Instagram pelo Facebook foi a maior falha regulatória da última década. (abre em uma nova janela )

Sair do Facebook foi um passo importante, mas pra manter contato com outras pessoas, é sempre muito difícil fugir do Whatsapp e do Instagram. A verdade é que o ideal seria que o Facebook (e o Google, já que estamos falando do assunto), sofressem um processo semelhante ao que a Microsoft passou no fim dos anos 90 (abre em uma nova janela ), quando a empresa teve que ser dividida, e o resultado foi o fôlego dado a outros navegadores como Firefox e Chrome, que puderam finalmente causar uma mudança na internet, que antes era basicamente dedicada ao Internet Explorer.

No entanto, como estamos falando de aplicações sociais por natureza, ações individuais como o #DeleteFacebook podem sim ter efeitos que tiram o poder da rede como um todo, a prova disso é como o Facebook já começou a mover sua atenção para o Instagram de diversas formas, como quando notificações de que pessoas que você seguia tinham postado fotos no Facebook estavam sendo testadas no Instagram (abre em uma nova janela ). Ao mesmo tempo, o Whatsapp deve receber anúncios em breve. (abre em uma nova janela )

Tudo isso mostra como o Facebook pretende continuar extendendo sua influência para os outros apps, em uma tentativa de manter seu controle sobre o dados dos seus usuários.

Por isso, uma das minhas resoluções de 2019 é de tentar abandonar o Instagram. A minha idéia é começar a mover mais e mais para o Fediverso (abre em uma nova janela ), agora que o Pixelfed (abre em uma nova janela ), uma alternativa ao instagram, começa a tomar forma.

Resta ver se a mudança vai ser possível. Que tal também vir pro Fediverso comigo? 😉